Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Jacqueline Galvão...!


Todos os dias conhecemos pessoas e lugares... Tantas gostamos, admiramos, outras esquecemos, ou preferimos não lembrar..
Algumas passam pelos olhos, outras pelo coração...
Algumas são passageiras, outras se tornam eternas, nem que seja somente em nossos corações.
Sempre escrevo sobre aquelas que deixam marcas...
Hoje vou escrever sobre Jacqueline Galvão, uma das melhores que encontrei...
Tirei o chapéu pra Jacque e me curvei diante de tal personalidade... Desde o primeiro momento que a vi, sabia que era diferente...
Não posso dizer que é perfeita, mas aposto todos os meus pontos dizendo que suas qualidades e algumas outras coisas que outras pessoas descrevem como defeito a fazem única e especial.
Quando conhecemos alguém, deveríamos ter noção de quanto tempo iria durar esse negócio de ver cara a cara...
Hoje sinto falta de ver a Jacque e de rir de suas piadas, concordar com as indignações e ficar encantada com sua forma de falar, ver o mundo e declamar poesias.
Sinto falta de apresentar trabalhos e ver sua cara séria me olhando, falta de tentar esconder o medo de errar e tentar falar sobre o que estava em minhas mãos...
Saudade de fazer os jogos com dedicação, de recortar, colar, plastificar, e de sentir orgulho do que foi feito..
Saudade de puxar a Jacque pelo dedo indicador na escada, ou de chamá-la de Cláudia na aula e ter que explicar o que era...
Tem gente que vê o rosto sério e os conceitos realistas, eu vi isso também, mas preferi ver o coração... Entendi que por trás de toda aquela seriedade existia uma manteiga derretida, alguém com o coração enorme e capaz de transformar o mundo.
Acho que merece que alguém escreva a vida e a obra de Jacqueline Galvão, pessoas assim não podem ser esquecidas, jamais.
Certa vez sugeriu a leitura de um livro de Rubem Alves, e quando entendi a diferença entre professor e educador, professores pensei em vários, educador alguns nomes me vieram à mente, e certamente o teu, Jacqueline Galvão, estava entre eles.. Fizestes a diferença, e sabes o quanto isso é importante.
Por mais que eu não possa vê-la todos os dias, te carrego dentro do coração...
Obrigada por ter contribuído na formação do meu caminho e por ter assinado o livro da minha vida.

Nenhum comentário: